Uso de brincadeiras para ensinar valores às crianças

Uso de brincadeiras para ensinar valores às crianças

Desde que nasce, a criança aprende a socializar com o mundo que a cerca, seja com a família ou amigos e uma maneira de trabalhar essas relações do cotidiano são as brincadeiras, afinal elas nos fazer refletir e entender como lidar consigo e com os demais.

Através de brincadeiras é possível ensinar nossos filhos a resolver conflitos e lidar sentimentos que nem sempre são agradáveis. É importante preparar a situações que são inevitáveis durante a vida para que elas possam desenvolver essas habilidades e primar por bons valores.

Por meio das brincadeiras a criança consegue entrar em contato com o mundo que está a sua volta, com uma vertente lúdica, associando vivências reais. Os valores a serem trabalhados durante uma brincadeira é ampla:

Generosidade e solidariedade – No ato de respeitar e demonstrar afeto às pessoas;

Tolerância – Que somos diferentes um dos outros todos sabemos, saber respeitar essas diferenças é fundamental e, uma brincadeira é momento ideal para que as crianças conheçam, aceitem as diferenças e respeitem o outro como ele é e não como quer que seja;

Honestidade – Ao assumir ou ver alguém assumindo que errou ou diante alguma situação onde seria a chance de trapacear e ela não se concretizar;

Humildade e flexibilidade – Um bom treinamento é na espera da sua vez e aceitação de suas derrotas e perdas;

Respeito, autoconfiança, organização, liderança, confiança nos outros, criatividade e aprender a superar desafios também são valores dos outros inúmeros que podem ser trabalhados e desenvolvidos nos momentos de brincadeiras. Cabe aos responsáveis acompanharem os acontecimentos e guiar as situações que venham surgir, permitindo que as crianças tenham espaço para aprender de forma saudável e harmoniosa.

As brincadeiras podem ser usadas como ferramenta para ensinar às crianças, esteja ela sozinha ou em jogos coletivos, lendo um livro ou brincando de encenar, conforme são estimuladas durante as brincadeiras, as crianças vão conquistando seu espaço e se desenvolvendo.

 

“Ao aprender seguir regras, ter disciplina, respeitar, vai adquirindo segurança no exercício das tarefas e formando a confiança no que é capaz de realizar. “

(Raumsol, Bases para a conduta, p.24)

Artigo anterior Como preparar as crianças quando os pais precisam viajar
Próximo artigo O que fazer no período de férias escolares

Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de aparecer

* Os campos obrigatórios