Como preparar as crianças quando os pais precisam viajar

Como preparar as crianças quando os pais precisam viajar

Seja por motivos de trabalho, comemoração ou pelo relacionamento, chegará um momento em que os pais precisam viajar sem as crianças. Este é um momento delicado, e por este motivo é preciso preparar as crianças para a despedida e que elas compreendam que em breve todos estarão reunidos.

Para prepará-los quando houver apreensão, insegurança, sensação de que não vão aguentar de saudade e o sofrido até breve, preparamos algumas dicas:

Deixe seus filhos com alguém de sua confiança – Esse é o passo principal para que os pais viagem tranquilos, afinal você garantiu que eles serão cuidados com carinho, responsabilidade, afeto e amor. Além disso as crianças ficam mais confiantes com alguém que elas estão habituadas a conviver.

Se for possível, deixe as crianças em casa – Caso seja possível, é sempre bom que as crianças permaneçam em casa durante o período de ausência dos pais, assim é mais fácil manter a rotina das crianças, ao permanecerem em um local familiar e seus objetos preferidos a sua volta eles sentem-se mais seguros, gerando menos estranhamento.

Comunique a viagem no momento oportuno – Fale sobre a viagem quando ela estiver próxima, se reúnam e conversem, diga que vão viajar, mas que voltam “x” dias depois. Ao falar quem ficará com eles demonstre animação, fale sobre o que acontecerá durante os dias em que estiver fora, se tem alguma programação especial. Converse sempre e explique a situação, eles podem reclamar no começo, mas como você está sendo honesto, eles confiarão e se tranquilizarão.

Faça um calendário – Mais do que falar, demonstre em um calendário o cronograma, faça um que eles possam colorir e marcar conforme os dias forem passando, assim eles vão conseguir visualizar todo o processo de forma mais clara.

Rotina durante a viagem – Dentro do possível, mantenha a rotina das crianças, especialmente se for em período letivo. No caso de programação especial, deixe tudo agendado e preparado para que ocorra tudo bem e eles se divirtam tanto quanto vocês.

Questões legais – Deixe os documentos das crianças com o responsável, tudo o que eles possam precisar em alguma emergência, como certidão de nascimento, plano de saúde, cartão de vacinas, além de telefones úteis.

Comunicação durante a viagem – Faça ligações ou vídeo conferências, assim eles poderão contar como estão se divertindo e diminuir a saudade, que é inevitável.

Assim como no livro “Até a volta, papai e mamãe”, no qual os personagens passam por esse momento, uma história pode ajudar seu filho a compreender melhor essa situação. Com certeza, assim como foi para os personagens, essa será uma experiência inesquecível e linda para sua vida e dos seus filhos.

A afabilidade, os bons modos, o trato agradável, são disposições que promovem a consideração e a simpatia dos demais.

(Coletânea da Revista Logosofia, tomo 2, p. 149)

Artigo anterior Quantos significados tem a palavra tesouro?
Próximo artigo Uso de brincadeiras para ensinar valores às crianças

Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de aparecer

* Os campos obrigatórios