Como estimular o trabalho em equipe, observação, investigação e descoberta da criança

Como estimular o trabalho em equipe, observação, investigação e descoberta da criança

Estimular o trabalho em equipe entre as crianças pode parecer uma missão um pouco complicada, mas não é. Crianças aprendem rápido e podem trabalhar em equipe de uma maneira linda e que as tornarão adultos que terão maior facilidade em conviver com outras pessoas, além de lidar melhor com situações adversas da vida.

É inerente do ser humano viver em grupo e, portanto, inevitável ter que conviver diariamente com diferentes pessoas e dividir o ambiente. E, por meio dessas experiências, nos tornamos capazes de cooperar, desenvolver valores e respeito ao próximo, por isso aprender a conviver e respeitar as diferenças, saber compartilhar, apoiar e incentivar os demais são comportamentos que devem ser estimulados e valorizados nos pequenos.

Um exemplo de trabalho em equipe está no livro “Por que os aviões voam? ”, na obra a Turma do Bem se une em prol de solucionar o mistério que há por trás do grande feito de Santos Dumont, assim explicar para a pequena Lídia, de uma forma simples como os aviões conseguem voar.

No próprio livro pode-se ser constatado que o estímulo ao trabalho em equipe das crianças permite desenvolvimento intelectual, social e emocional, possibilitando integração, respeito, descobertas, exploração de novas possibilidades, concentração e observações.

Promover experiências em grupo fortalece os vínculos, então, favoreça as brincadeiras ao ar livre, gincanas, leituras, piqueniques e atividades que estimule a participação e colaboração de várias crianças, que ainda oferecem outras vivências, como o contato com a natureza.

Além do trabalho em equipe é importante ter em mente que precisamos formar as crianças para o mundo e para que façam um mundo diferente, mais humano, honesto, ético e coletivo.

 

“A Pedagogia Logosófica é a pedagogia do bem-dizer, do bem-pensar, é a pedagogia da felicidade, porque, ao mesmo tempo que ensina, faz feliz.”

(Carlos Bernardo González Pecotche)

Artigo anterior A importância da família na formação de um indivíduo
Próximo artigo A arte na formação infantil

Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de aparecer

* Os campos obrigatórios