A importância da poesia na infância

A importância da poesia na infância

O contato com a poesia pode acontecer de diversas formas na vida de uma criança. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, parlendas, livros e histórias. A leitura de poesias ou poemas, carrega consigo um conhecimento de mundo e desperta a sensibilidade das crianças, por meio de uma leitura leve, ritmada e prazerosa.

A leitura de poesias deve ser estimulada, pois é importante para a formação da criança. Afinal manifesta sentimentos, emoções, experiências, momentos, sensações, ideias e lições de forma graciosa. É uma bela forma de expressão. Esse estilo de leitura precisa apresentar experiências do cotidiano e conhecimentos valorosos para a criança.

 

Como escolher a poesia ideal para meu filho?

A poesia para crianças deve ser leve, bela, prazerosa, divertida, surpreendente e abordar assuntos que agreguem a formação da pessoa, como a importância da observação e relacionamentos interpessoais.

Para isso, a leitura precisa promover familiaridade com o cotidiano da família, amigos, escola, natureza e obra do Criador, de uma maneira que permita que a criança consiga entender o significado da poesia e isso agregue valores à sua vida.

 

Objetivos da poesia

A poesia tem o poder de promover para a criança, a oportunidade de expressar ou compreender algum momento que esteja passando. Por isso, tem um apelo voltado para a formação do indivíduo.

Promover a percepção do mundo que cerca o leitor é, sem dúvida, um dos principais objetivos da poesia.

 

Idade ideal para ler poemas

Desde a barriga da mamãe. Mas, é preciso levar em consideração a classificação da poesia. Conforme a criança se desenvolve, pode-se ir elevando o nível de dificuldade e interação com a leitura. Quem sabe até ao ponto de escrever seu próprio poema?!

Existem livros, como ‘O Tesouro’, que trazem coletâneas de poemas, que são para crianças de todas as idades. Nele, tem poemas que falam sobre a obra do Criador, o poder da observação, interação e respeito com a natureza, valorização da família e amigos e fases da vida, que as crianças passam.

Para conhecer mais sobre o livro, clique aqui. Com certeza, você e seu filho viverão momentos únicos, no qual poderão ler os poemas juntos e descobrirem – ou redescobrirem – a beleza da infância.

Artigo anterior O verdadeiro significado de ser um super-herói
Próximo artigo Quantos significados tem a palavra tesouro?

Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de aparecer

* Os campos obrigatórios